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O Guia da Gestão Autônoma de Medicamentos é um dispositivo que propõe envolver usuários e trabalhadores de serviços de saúde mental sobre o uso de medicamentos psicofármacos. Este trabalho originou-se do projeto de pesquisa intitulado “Guia de Gestão Autônoma de Medicamentos na Saúde Mental Iinfantojuvenil: uma proposta de intervenção” e do Projeto de Extensão “Centro de assistência farmacêutica e saúde mental para o desenvolvimento de habilidades e competências”. Este último é apoiado pela Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal do Ceará do Grupo de Pesquisa Laboratório Interdisciplinar de Saúde Coletiva, Farmácia Social e Saúde Mental Infantojuvenil – LISFARME, cadastro no CNPq. Teve como objetivo desenvolver uma ferramenta para auxiliar nos grupos terapêuticos que discutem sobre tratamentos oferecidos aos adolescentes com transtornos mentais nos serviços de saúde mental, como nos centros de atenção psicossocial infanto-juvenis de Fortaleza. Essa propõe novos formatos mais atrativos ao guia e considera os adolescentes como atores na construção do objeto. Para isso, utilizase como ferramentas de projeto a gamificação e o design gráfico para potencializar os resultados propostos considerando a sua eficácia. A faixa etária do estudo foi entre 13 e 18 anos. Foram desenvolvidas propostas de jogos de cartas contendo as informações do GGAM e, posteriormente, aplicadas no CAPSi da regional VI de Fortaleza. Os jogos foram amplamente aceitos pelos adolescentes e pelos profissionais no grupo terapêutico. A parti destas propostas foram desenvolvidos os três jogos que compõe o KitGAM Guia de Gestão Autônoma de Medicamentos Juvenil.

Palavras-chave: Adolescentes, gamificação, design gráfico, design participativo, design social, saúde mental

http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/37329/1/2018_tcc_accpereira.pdf