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O presente trabalho trata de uma dissertação de mestrado que propôs conhecer e descrever os efeitos desencadeados na formação de quatro residentes médicos de psiquiatria e dois residentes multiprofissionais especialistas em saúde mental, ao participarem de grupos constituídos por pessoas diagnosticadas com transtorno mental, que utilizaram a intervenção GAM (Gestão Autônoma da Medicação) como norteadora. A aposta foi que, ao participarem de encontros que tem como objetivo discutir a experiência do uso da medicação psiquiátrica, caminhando para o fortalecimento da autonomia do usuário para que, em uma gestão compartilhada – entre profissional e doente - ele possa protagonizar seu tratamento, os residentes experienciariam uma nova situação em que a narrativa do paciente pudesse ser ouvida de uma forma diferente da trabalhada no modelo hegemônico de ensino em saúde, verificando, então, se esse seria um dispositivo capaz de afetar suas práticas clínicas. Para verificar esses efeitos, desenvolvemos quatro grupos focais – dois para cada grupo de residentes - realizados antes e depois dos grupos de intervenção, além de seis entrevistas individuais realizadas após o término dos encontros. A análise foi feita iluminada pelo referencial fenomenológico, que sustentou nossa concepção de experiência e linguagem. Os resultados indicaram efeitos, que caminharam para uma escuta clínica na qual doença e sintomas são tomados de forma situada na experiência de vida daquele que sofre, e avanços em relação à qualificação de uma prática que incentiva a gestão de tratamento co-construída. Contudo, as narrativas indicaram que nosso desenho de pesquisa restringiu a experiência dos residentes, por não se atentar ao fato de que era preciso outras estratégias que tomassem como questão os desafios do ensino, além da participação enquanto observadores, para que pudessem protagonizar e refletir de maneira significativa sobre o processo que estavam vivendo.

Palavras-chave: formação em saúde mental, gestão autônoma da medicação, experiência.

thais2011mestrado.pdf (unicamp.br)