Bolsistas comunitários do Observatório GAM estão de olho das medidas tomadas para garantir às pessoas em situação de vulnerabilidade as condições de prevenção ao coronavírus.
Otaviano Lopes dos Santos compartilha a ampliação do acesso à alimentação com o funcionamento do restaurante popular Bom Prato aos domingos, porém, sem cuidados preventivos para evitar aglomerações ou distância necessária.
Na política da Universidade Federal de São Paulo, os observatórios são espaços de articulação democrática, participativa e dialógica, capazes de contribuir para o monitoramento e a transformação da realidade, por meio de análises, reflexões, produção de dados e conhecimentos, subsídios e recomendações, visando acompanhar, dar visibilidade, problematizar e evidenciar temas, situações, problemas, políticas públicas e processos de relevância socioambiental e de garantia de direitos. São também concebidos como espaços que subsidiam a gestão pública em ações coletivas de cidadania ativa e participação social.